Home»Especial»Comentários sobre o livro: Bresser-Pereira, Belluzzo, Ricardo Carneiro, Nakano e Roberto Gianetti

Comentários sobre o livro: Bresser-Pereira, Belluzzo, Ricardo Carneiro, Nakano e Roberto Gianetti

Bresser-Pereira, Belluzzo, Ricardo Carneiro, Nakano e Roberto Gianetti

 Luiz Carlos Bresser-Pereira

” Um livro inteiro sobre a taxa de câmbio! Isto é ótimo, porque é uma raridade. Os economistas ainda não se deram conta do papel estratégico da taxa de câmbio e do déficit em conta-corrente; só pensam em taxa de juros e déficit público. Pedro Rossi não cai neste erro.

Um livro que defende uma política cambial ativa! Isto é melhor ainda, porque os países em desenvolvimento precisam dramaticamente de uma política cambial, que a ortodoxia liberal rejeita. Pedro não se deixa enganar nesta matéria.

Um livro que discute a política cambial no quadro de economias financeirizadas do nosso tempo. Esta é a contribuição de Pedro Rossi, e transforma este livro em um marco da literatura econômica brasileira.

Como seu amigo mais velho, queria mais. Gostaria que ele tivesse escrito sobre as novas teorias que surgiram no Brasil nos últimos quinze anos sobre a taxa de câmbio. Sobre os fatores que a determinam que não estão nos livros-texto. Sobre por que ela se torna parte da função investimento keynesiana devido ao fato de ela tender a estar sobreapreciada no longo prazo em países em desenvolvimento e, por isso, negar às empresas competentes acesso à demanda.

No livro, essas ideias já estão esboçadas. São ideias novas, que talvez precisam da contribuição de muitos para se tornarem fonte de política econômica. Pedro Rossi dá, aqui, um grande passo nessa direção.”

Ricardo Carneiro

Com um tratamento abrangente sobre o tema da taxa de câmbio este trabalho certamente se converterá num livro de referência sobre o assunto. A consideração sistemática de aspectos teóricos, históricos e institucionais, configura um pano de fundo raramente encontrado nos ensaios sobre a matéria. Ademais, o tratamento analítico de aspectos contemporâneos, tomando o Brasil como referência, permite elucidar a dinâmica desta variável, cujo papel é essencial na definição da trajetória da economia brasileira.

 Roberto Giannetti da Fonseca

Talvez seja redundante afirmar que a taxa de câmbio é o principal preço de qualquer economia, pois de certa forma ela determina os preços relativos entre mercadorias e serviços de distintos países e regiões do mundo, influencia entre outras variáveis econômicas as taxas de juros, de inflação, de salários, e é fator determinante de crescimento econômico. No entanto, em face da evolução da globalização dos fluxos financeiros nas últimas décadas, a formação da taxa de câmbio passou por profunda e complexa transformação. A predominância do mercado de derivativos nos últimos anos como elemento de formação da taxa de câmbio e a sua correlação com os mercados à vista e interbancário, o papel dos agentes econômicos e dos Bancos Centrais, trazem novos desafios para o entendimento de fenômenos recentes nas economias brasileira e mundial. Esta excelente e oportuna obra do jovem e brilhante economista Pedro Rossi nos traz uma síntese atualizada da política de câmbio no Brasil e de suas múltiplas interações com a evolução recente da economia brasileira. Deveria ser lida por autoridades fazendárias e monetárias, empresários, investidores, exportadores e importadores, financistas, e todos aqueles que se interessam por temas relacionados a ciência econômica. |

Luiz Gonzaga Belluzzo

Pedro Rossi escreve um livro magnífico sobre um dos temas mais difíceis da impropriamente autointitulada Ciência Econômica. Essa área do conhecimento exige talentos especiais dos que investigam suas questões insidiosas. São traiçoeiras aparências do senso comum encarnadas nas simplificações formais das teorias de prateleira.

No caso da análise dos regimes cambiais e monetários não há como escapar do esforço de combinar criativamente a crítica teórica da averiguação histórica.

O livro de Pedro Rossi oferece muito mais do que o título sugere, Taxa de câmbio e Política Cambial no Brasil. As aventuras de Pedro atravessam sem vacilar os terrenos perigosos dos regimes cambiais, suas transformações carregadas de implicações político-econômicas e as teorias que se dobram diante das “realidades” mutantes.

É fascinante para os espíritos que ainda resguardam os arriscados e inquietantes impulsos da curiosidade.

Yoshiaki Nakano

“Está na cabeça da maioria dos economistas, ortodoxos e heterodoxos, que a taxa de câmbio é determinada pelo fluxo cambial. Esse livro desfaz esse lugar comum e mostra como a taxa de câmbio no Brasil decorre de uma complexa interação entre o mercado de derivativos e o mercado à vista e mostra como a especulação cambial tem um papel fundamental nessa formação. É leitura obrigatória para todos os que querem entender a taxa de câmbio.”

Taxa de cambio_1aCAPA_Divulgaçao