Home»Especial»Taxa de câmbio e política cambial no Brasil

Taxa de câmbio e política cambial no Brasil

Taxa de câmbio e política cambial no Brasil: teoria, institucionalidade, papel da arbitragem e da especulação
Pedro Rossi
Editora FGV

Vencedor do premio de melhor livro de Economia em 2016 do Conselho Federal de Economia (Cofecon) – XXII Prêmio Brasil de Economia

Compre o livro na Amazon

Compre o livro na Editora

No Brasil, a taxa de câmbio está – recorrentemente e por motivos variados — no primeiro plano do debate econômico nacional. Por vezes, a sobrevalorização cambial é o problema capital a ser endereçado sob pena da fragilização da indústria brasileira; por outras vezes, os rápidos processos de desvalorização e seus efeitos inflacionários tornam-se o centro das preocupações, ou ainda, períodos de alta volatilidade são destaques ao provocar indefinição, incerteza e perplexidade nos analistas econômicos. Essa alternância de motivos para a centralidade do câmbio no debate econômico é também um sintoma das especificidades da formação da taxa de câmbio no Brasil e da dificuldade da política cambial em dar um tratamento definitivo ao problema.

O comportamento da taxa de câmbio no Brasil e o impacto de políticas cambiais são analisados na obra Taxa de câmbio e política cambial no Brasil, publicada pela Editora FGV, sob a perspectiva do quadro regulatório, da operacionalidade do mercado de câmbio, das mediações entre os mercados à vista e futuro, da estratégia de investimento dos agentes, dos ciclos especulativos e da existência de canais de arbitragem.

O livro do economista Pedro Rossi não pretende discutir qual seria o nível adequado da taxa de câmbio no Brasil, e sim apontar como sua formação vem sendo sistematicamente influenciada pelas forças do mercado financeiro e descrever os canais pelos quais as políticas públicas podem ser efetivas. Para isso, a obra apresenta as respostas para questões como: por que o fluxo cambial não explica a trajetória da taxa de câmbio real/dólar? Qual o papel do mercado de derivativos na formação da taxa de câmbio? Como a pressão especulativa é transmitida do mercado futuro para o mercado à vista? Quais os agentes responsáveis pela especulação e pela arbitragem? Entre outras.

  1. Comentários sobre o livro 
  2. Introdução do Livro
  3. Resenha do livro 
  4. Fotos dos lançamentos do livro
  5. Mais conteúdo sobre taxa de câmbio
  6. COMPRE o livro

Taxa de cambio_CAPA_Divulgaçao