Home»Especial»Economia pós-pandemia: desmontando os mitos da austeridade fiscal e construindo um novo paradigma econômico no Brasil

Economia pós-pandemia: desmontando os mitos da austeridade fiscal e construindo um novo paradigma econômico no Brasil

O livro “Economia pós-pandemia: desmontando os mitos da austeridade fiscal e construindo um novo paradigma econômico no Brasil” é uma contribuição ao debate público brasileiro ao abordar temas como a agenda de reformas estruturais, o orçamento de 2021, o aumento da dívida pública e a necessidade de fortalecer os programas sociais.

Organizado por Esther Dweck, Pedro Rossi e Ana Luíza Matos de Oliveira, o livro reúne contribuições de economistas renomados como Laura Carvalho, Rodrigo Orair e Franklin Serrano dentre outros e de não economistas como Denise Carreira, Silvio Almeida e Daniel Cara, dentre outros.

O evento virtual de lançamento acontece no dia 19/11, às 20h30, ao vivo pelo facebook da FES e pelo youtube da Autonomia Literária. Participam do evento os organizadores do livro, Esther Dweck, Pedro Rossi e Ana Luíza Matos de Oliveira, em um bate papo com diversos autores convidados.

O livro na versão digital estará disponível para download gratuito nos sites da FES Brasil (brasil.fes.de) e da Autonomia Literária (autonomialiteraria.com.br) e em diversas plataformas digitais. A pré-venda do livro impresso acontece no site da editora com desconto de 30%. 

Link para compra do livro

Link para o ebook gratuito

 

Live de lançamento 

Texto da contracapa

Este livro é a antítese da agenda econômica dominante no Brasil. Professores e pesquisadores revelam como a agenda da austeridade é anacrônica ao negar o papel da política fiscal como indutora do crescimento e do emprego e é cruel ao propor sacrificar as garantias constitucionais do financiamento dos direitos sociais. Seus capítulos denunciam as consequências sociais dos cortes de gastos e mostram como o discurso da austeridade fiscal é ideológico, falacioso e dogmático.

Além disso, o livro aponta para o futuro e propõe uma nova agenda econômica para o país que reafirma os direitos sociais, o papel do Estado no provimento desses direitos e a política fiscal como ferramenta para o crescimento, preservação ambiental, redução das desigualdades sociais, regionais, raciais e de gênero, em direção a um projeto de desenvolvimento transformador da realidade brasileira.

Autores

Ana Luíza Matos de Oliveira ● Ana Paula Guidolin ● Andressa Pelanda ● Arthur Welle ● Bruno Moretti ● Camila Gramkow ● Carlos Ocké-Reis ● Carlos Pinkusfeld ● Carolina Jorge ● Coalizão Direitos Valem Mais ● Daniel Cara ● Eduardo Fagnani ● Esther Dweck ● Félix Lopez ● Fernando Gaiger Silveira ● Francisco Funcia ● Franklin Serrano ● Gabriel Aidar ● Grazielle David ● Guilherme Mello ● Gustavo Noronha ● José Celso Pereira Cardoso Junior ● Julia Braga ● Laura Carvalho ● Luana Passos ● Luiza Nassif-Pires ● Marco Antonio Rocha ● Pedro Rossi ● Rodrigo Orair ● Salvador Werneck ● Sergio Chaparro ● Silvio Almeida ● Vanessa Petrelli ● Waleska Miguel Batista ●

Economia pós-pandemia: desmontando os mitos da austeridade fiscal e construindo um novo paradigma econômico no Brasil

Organizadores: Esther Dweck, Pedro Rossi e Ana Luiza Matos de Oliveira

Editora: Autonomia Literária em parceria com a Fundação Friedrich Ebert Stiftung (FES/Brasil)